Pular para o conteúdo principal

Tricky na França

Tricky,Rock en Seine 2008


Temos aqui trechos da performance de Tricky no festival francês Rock en Seine, realizado entre quinta, 28, e sexta-feira, 29, no parque Saint-Cloud, na periferia de Paris. Gostaria muito de ter assistido ao show do cara. Acompanho suas estripulias desde os tempos em que ele cantava no Massive Attack e o conheci pessoalmente durante uma memorável Winter Music Conference, em Miami. É uma peça raríssima esse Tricky...

Bem, o Daniel Setti testemunhou a passagem - que parece não ter sido uma das mais inspiradas - do figura pelo Rock en Seine e escreveu no G1:

Já Tricky fez um show irregular, alternando momentos climáticos interessantes, nos quais transportava os presentes à Bristol chuvosa de quinze anos atrás, a jams roqueiras menos inspiradas. Enquanto isso, agitava seus dread-locks freneticamente para os lados, dançando de forma agressiva -– boa parte do tempo de costas para a platéia –- e fumando incontaveis baseados.

Pena que um de seus elementos mais originais, a voz sussurrada, suma muitas vezes na massa sonora da banda; formada por bateria, baixo, guitarra, teclado e uma backing vocal. Tricky prestou surpreendente homenagem aos anos 80 ao subir ao palco apos a execução da balada "In the air tonight", de Phil Collins, nos alto-falantes, emendando com uma jam instrumental baseada em “Sweet Dreams”, do Eurythmics, e uma boa versão de “Love Cats”, do Cure.


O festival também teve R.E.M. e não teve Amy Winehouse, que desmarcou a visita de última hora. Quisera eu, quisera eu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu