Pular para o conteúdo principal

Canal Brasil exibe "O Cinema dos Meus Olhos"


O glorioso Canal Brasil exibe neste sábado, às 21h, o documentário O Cinema dos Meus Olhos, de Evaldo Mocarzel. Mais um dos acertos do premiado Evaldaço, meu antigo editor-chefe nos tempos do Estadão (já batuquei sobre aqui), o registro dá voz a jornalistas, críticos e realizadores. O assunto é a paixão obsessiva desses seres pelo cinema, e os primeiros filmes que deflagraram tal amor. Como bem informa a sinopse, trata-se de "uma afetuosa investigação minimalista, com lentes macro em hiper-plano-detalhe dos olhos" dos entrevistados. Captado durante a 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2006, o filme – que estreou na mesma mostra, só que na edição do ano passado - tem os dizeres surpreendentes de gente com os jornalistas Luiz Zannin Oricchio, Inácio Araújo, Maria do Rosário Caetano, Luiz Carlos Merten e Neusa Barbosa, entre outros, além dos cineastas Arnaldo Jabor, Ivan Cardoso, Kátia Lund, Cao Hamburger, Lírio Ferreira, Tata Amaral e Walter Salles, o diretor de fotografia Walter Carvalho e o alemão Wolfgang Becker. Tem até eu falando, vejam só. Comento que, por mais estranho que possa parecer, a produção que me fez um cinéfilo foi o horrendo épico católico Marcelino Pão e Vinho (1955), de Ladislao Vajda. Fui aluno de colégio de freiras e a exibição do filme, a narrativa de um órfão criado por monges e que conversa, e é correspondido, com uma empoeirada estátua de Jesus crucificado abandonada no sótão do mosteiro, foi determinante para que eu compreendesse a magia que estava ali diante dos meus quatro olhos – sempre usei óculos. Marcelino Pão e Vinho é pavoroso, mas tem grande importância para formação do meu, parco, repertório audiovisual. Bom, amanhã, domingão, O Cinema dos Meus Olhos também será exibido pelo canal por assinatura às 14h. Recomendo muito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu