Pular para o conteúdo principal

A poesia segue


Dois eventos ligados à palavra acontecem nesta quinta-feira em São Paulo. O primeiro é uma homenagem ao poeta e escritor Rodrigo de Souza Leão, morto recentemente, vítima de ataque cardíaco. O autor de um dos melhores livros editados no ano passado, Todos os Cachorros São Azuis, terá poemas lidos por Claudio Daniel, Donizete Galvão, Franklin Alves Dassie, Frederico Barbosa, Glauco Mattoso, Greta Benítez, Horácio Costa, Leonardo Gandolfi, Luiz Roberto Guedes, Marcelo Ariel, Márcio-André, Marco Antônio (Pezão), Paula Valéria, Pipol, Paulo de Toledo, Tatiana Fraga, Valéria Tarelho e Virna Teixeira. A homenagem será realizada às 19h na Casa das Rosas (av. Paulista, 37, Bela Vista, fones: (11) 3285.6986 / 3288.9447).


Já a segunda celebração à palavra tem como endereço o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (rua Dr. Augusto de Miranda, 786, Pompéia, fones (11) 3803 9396 / 8346 757). Trata-se do ZAP! – Zona Autônoma da Palavra – Um Slam Brasileiro. Participei da edição do mês passado e posso garantir que Eugênio Lima e sua turma têm aprontado das boas por ali. Na entrada do núcleo, uma exposição com a linha evolutiva do hip hop pode ser acompanhada. E no auditório há exibição de filmes, sessões de open mic e batalhas cordiais de escritos. Os ganhadores levam livros para casa. Rodadas de três poemas. Uma maravilha. Começa também às 19h. A poesia segue.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu