Pular para o conteúdo principal

Verdade mimeografada


O amigaço Eduardo Beu avisa que hoje tem a última mesa de debates do ciclo VIDA LOUCA, VIDA INTENSA: UMA VIAGEM PELA CONTRACULTURA. O evento, vocês sabem, acontece no Sesc Pompéia (Avenida Clélia, 93, São Paulo), às 19h30. Compromisso previamente marcado e carro na oficina impedem a besta aqui de testemunhar in loco. Se liguem na pauta e nos debatedores.

A VERDADE MIMEOGRAFADA: IMPRENSA E LITERATURA ALTERNATIVAS

A contracultura de certa forma subverteu as funções mais ortodoxas da arte e do jornalismo, trazendo por exemplo uma poesia instantânea, de intervenção, e um jornalismo carregado de subjetividade. Ao mesmo tempo, as publicações se beneficiaram de uma nova urgência e informalidade, criando a chamada poesia de mimeografo e uma miríade de publicações alternativas, que precederam experiências das décadas seguintes, como os fanzines e os blogs.


CONVIDADOS:
- Chacal (poeta, escritor e performance) RJ
- Sergio Cohn (escritor e editor da Azougue) RJ
- Xico Sá (escritor e jornalista) SP

Mestre Alex Antunes media a parada.

Comentários

Anônimo disse…
Stevie lá no Sesc brimo. Falar o que? fiquei imaginando o dr. Tony e o dr. Doug, centrifugando numa espiral preto-e-branca...Os cartazes dos shows do Grateful Dead...quequefoi aquilo brimo?rs Apareça prum café aqui no sítio...abz
Anônimo disse…
A mostra éum absurdo, né? Coisa fina. Apareço sim, brimo. Abs

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu