Pular para o conteúdo principal

Bobby Hebb (1938 - 2010)



A agência de notícias Reuters dá conta do desaparecimento de um artista muito cool:

O compositor Bobby Hebb, cuja canção "Sunny" ultrapassou fronteiras raciais e de gênero e fez enorme sucesso, morreu nesta terça-feira (3) aos 72 anos, informaram funcionários de um hospital. O porta-voz do Nashville Centennial Medical Center não divulgou a causa da morte.

Filho de músicos negros que tocavam nas ruas, Hebb compôs sua canção mais famosa depois que seu irmão foi morto esfaqueado em uma briga de rua em 1963. A canção também foi gravada por Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, James Brown, entre outros, e fez parte da última turnê dos Beatles nos Estados Unidos.

Hebb foi a única presença afro-americana no Grand Ole Opry no começo dos anos 1950, integrando a banda de Roy Acuff em tour pelo Sul. Ele dançava, cantava, tocava guitarra, trompete, percussão e piano, e gravava suas músicas nos estúdios de Nashville.

Mais tarde, Hebb foi co-autor de "A Natural Man", com Sandy Brown, que rendeu um Grammy a Lou Rawls. Hebb lançou o álbum "Love Games" em 1970 e depois saiu de cena, deixando estar no centro das atenções.


Rest in peace, mister Hebb.

Comentários

Birds disse…
Escutei muito com o Johnny Rivers, que fez bonito. Mas aquela versão "brazuca"...do Léo Jaime..."Sônia, Não fica me excitando que eu tô de sunga"...sei não...
rodrigo carneiro disse…
ahaha. o grande hebb podia passar sem essa.

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu