Pular para o conteúdo principal

Blecaute

O que se sabe a respeito do blecaute, ocorrido entre a noite de ontem e a madrugada desta quarta-feira, é que o dito cujo atingiu ao todo, 18 Estados brasileiros, além de parte do Paraguai. O restante são autoridades, como sempre, feito baratas tontas e especulações nos programas matinais.

Segundo a Folha Online: O ministério (de Minas e Energia) não soube informar quais Estados foram totalmente atingidos pelo blecaute e em quais o problema foi parcial. A pasta destacou ainda que o ministro Edison Lobão se reúne com técnicos na manhã desta quarta e deve divulgar um balanço completo sobre o problema no período da tarde.

Apesar de o ministério não apontar problemas de fornecimento de energia no Norte do país, as Centrais Elétricas de Rondônia comunicaram falta de luz por meia hora em todo o Estado. Já no Acre, de acordo com a CERR (Companhia Energética de Roraima), a queda de energia durou cerca de 30 minutos, e atingiu dois municípios: a capital, Rio Branco, e Cruzeiro do Sul.


A Ceal (Companhia Energética de Alagoas) também informou que o blecaute atingiu cerca de 50% do Estado. Na capital, Maceió, o fornecimento não foi interrompido.

Enquanto as justificativas não aparecem, seleciono aqui três canções aleatórias que tratam de escuridão:


Sisters of Mercy - "Black Planet"


Vange Leonel - "Noite Preta"


Type O Negative - "Black No 1"

Comentários

Duca Mendes disse…
Excelente observação em relação às baratas... e as músicas escolhidas. Mestre.
rodrigo carneiro disse…
faltou "fear of a black planet" do public enemy e "preta pretinha" dos novos baianos. ahaha. é foda, né?
Droeee disse…
Ficamos ontem "prevendo" casos de gente que se deu mal por causa do apagão. Um telefonema importante que não aconteceu devido ao congestionamento de ligações, um flme que deixou de ser exibido, uma música que não foi tocada...
Patrícia Rocha disse…
Muito bem escrito!!! E Sisters of Mercy é muito bom!!! Bjs
Anônimo disse…
"and everthing is black/and I came down.../spinning" (Nick Cave, Papa won't leave you, Henry))

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu