Pular para o conteúdo principal

Deu na Imprensa

E não é que tem um perfil da besta aqui na edição da Revista Imprensa deste mês? Fiquei honrado com a lembrança e a entrevista foi algo parecido com uma sessão de análise freudiana. Agradeço aos escribas da tradicional publicação – está no número 242 - e ao Igor Ribeiro, que dá as cartas por lá. Um salve também à musa Amanda Louzada, autora da foto que acompanha os dizeres. Está nas bancas, mas reproduzo abaixo em negrito:



A Volta do Poeta Punk

Revista Imprensa

Antes da internet, ter um grupo de rock independente no Brasil exigia um intenso boca-a-boca, gravação de “fitas demo”, publicação de fanzines, contatos com uma reduzida imprensa receptiva e emplacar shows tanto quanto possível. Hoje é bem mais fácil. “Há um circuito de festivais e a internet possibilita muita coisa”, compara o jornalista Rodrigo Carneiro, que conhece os dois lados da moeda. Afinal sua banda, o Mickey Junkies – que existiu entre 1991 e 1997 e fez história na cena underground paulistana -, recuperou as forças e, ano retrasado, voltou à ativa.

Além da música e do jornalismo, Carneiro namorou a ilustração e a poesia. “A bem da verdade, nos anos 1990 eu estava vivendo um eterno ‘67’”, brinca. No espírito contestador de um garoto que já havia participado até de gangue punk, Carneiro fez licenciatura em estudos sociais e, em 1998, após a banda terminar, decidiu cursar comunicação na Fiam. “O esquema de redação sempre me pegou. Via os amigos do meu pai, que fez Cásper, e achava bacana”, diz. Carneiro atuou como jornalista fixo ou free lance para veículos como O Estado de S. Paulo, Showbizz, MTV, Dynamite e RollingStone. Hoje, é editor-chefe do site Showlivre.

Reunir o Mickey Junkies teve a ver, entre outras coisas, com um estresse de trabalho em 2004, que beirou a depressão. “Música e poesia são as coisas que me equilibram e fortalecem para enfrentar a Babilônia.” Ao reencontrar, em 2007, os companheiros da banda no lançamento de um livro, decidiram voltar aos palcos. Ano passado, fizeram shows ao vivo e gravaram novas canções, mas sem a frequência de dez anos atrás: “Não dá mais para fazer toda a semana. Como meu pai diz, eu sou um punk senior”. Foram poucos, mas concorridíssimos shows.


Falando nisso, tem show nesta segunda-feira, dia 26, no Vegas, em São Paulo. Estejam convidados.

Comentários

uhuuu! que chique Carneirito!
que 2009 venha com tudo! parabéns ;)
beijão
Anônimo disse…
Valeu, querida. Beijaço.
Anônimo disse…
Ow brother, prometo que se arrumar uma babá pras criança eu tô lá na fila do gargarejo. Vai ser lindo!
Anônimo disse…
Cola lá, mano. E só não vou ao berlin, pois parto hoje para Parati. Abs
Anônimo disse…
adorei a foto...
bjos

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu