Pular para o conteúdo principal

As 100 maiores músicas brasileiras, segundo a Rolling Stone

O cantor e compositor Chico Buarque

Deu "Construção", canção título do álbum lançado por Chico Buarque em 1971, no topo do ranking da lista As 100 melhores músicas brasileiras publicada na edição de terceiro aniversário da Rolling Stone Brasil que acaba de chegar às bancas. Fiz parte do júri que elegeu a composição, narrativa da vida besta e a morte que atrapalha o tráfego de um trabalhador da construção civil. Era, como diz o texto de Paulo Cavalcanti, o artista, com Rogério Duprat assinando o arranjo sinfônico, pronto para o confronto e explicitando isso em meio ao "Milagre Brasileiro". Concordo. Ia até publicar a minha lista pessoal de canções aqui no blog, mas ela foi batucada na máquina do trabalho e estou em casa, em pleno feriado de Nossa Senhora Aparecida. Se bem que lista é um troço complicado, né? Lembro que assim que enviei a dita cuja para a valorosa redação da RS, outros títulos e configurações surgiram na cachola. Fosse agora, mais deles surgiriam. Mas há várias das minhas candidatas representadas nas páginas da revista.

Comentários

mauricio disse…
há uns 10 anos o pedro alexandre fez uma dessas na ilustrada e me consultou. não gosto de listas. mas apostei e ganhei que a vencedora seria águas de março. eu votei em falsa baiana, que acho o melhor samba jea feito e país tropical, pelo clima e pela ironia, além do óbvio balanço. mas é só questão de gosto. abs.
mauricio disse…
aliás, a lista é bem boa. mas águas de março ainda é um ícone, né?
rodrigo carneiro disse…
nem fala. é A COMPOSIÇÃO. Tem jeito não. aliás, e o show no final de semana? tive um contratempo. queria muito ter ido. abração.

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu