Pular para o conteúdo principal

Les Nubians e as estonteantes

Hélène e Célia Faussart, Les Nubians

Duas coisas que eu achei formidáveis no show das irmãs franco-camaronenses Les Nubians ontem no Auditório Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Primeiro, o domínio de palco. Hélène e Célia Faussart são de uma expressividade exuberante. Mesclam militância racial, consciência social, política do corpo e sensualidade. Foram das canções do álbum de estreia, Les Princesses Nubiennes (1998), ao mais recente, Presents Echos Chapter One (2005), passando por composições que farão parte do disco que será editado no ano que vem, Liberté. Acompanhadas por uma banda formada por brasileiros e franceses, falaram em português, citaram Barack Obama, Lula, as questões da imigração européia, cantaram Fela Kuti (“Upside down”) e Serge Gainsbourg (“Couleur café”, essa a cappella). Foi uma festa. Hoje é aniversário de Hélène, inclusive. Já a segunda coisa se refere ao público presente. Já no hall de entrada, uma pergunta se fez aos meus botões e acompanhou-me até o final da apresentação – e continua em delay agora: quando não há show das Les Nubians na cidade, onde se escondem aquelas estonteantes negras todas? A beleza é fundamental, já diria o Vinícius de Moraes no poema Receita de Mulher. Saravá, saravá.

Comentários

Night disse…
Este show irá estrear na Tv Sesc em novembro! uhuuu

e sim, mestre, beleza é fundamental. ainda bem que somos incríveis rararara
mauricio disse…
que m...
eu estava envolvido em um monte de eventos e shows e perdi este!
uma dica: no lançamento do clube do balanço, tb no sesc pompéia, as beldades de ébano tb saíram da toca! um show à parte.

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu