Pular para o conteúdo principal

Mostra do Leminski

Caderno com os manuscritos do livro 'Catatau' (1975)

Mestre Ademir Assunção está produzindo uma grande mostra sobre o poeta Paulo Leminski. Vai ser no Itaú Cultural, em São Paulo, e a abertura acontece no próximo dia 30. Maravilha. Ele escreveu no blog Espelunca sobre o intenso trabalho de pesquisa e os tesouros que tem encontrado:

Tem coisas que ainda conseguem me emocionar pra valer. Uma dessas coisas me aconteceu há mais ou menos um mês (talvez menos, não sei, ando sem muita noção de tempo ultimamente). Estive em Curitiba em julho. Eu e o cenógrafo Miguel Paladino. Fui pesquisar nos arquivos do Paulo Leminski. Áurea, filha dele, super zelosa com o acervo do pai, me deixou fuçar a vontade nas pastas que ela andou organizando. Em uma dessas pastas encontrei um caderno espiral, daqueles de estudante, com nada menos que os manuscritos do Catatau. Quando abri esse caderno e vi a letra de Paulo Leminski e comecei a ler e saquei a gênese desse que é um dos livros mais geniais da literatura brasileira, porra, fiquei emocionado pra caralho. Mais de trinta anos depois eu tinha a oportunidade de ler a gênese do Catatau!!!

Eu não vejo a hora de circular pela exposição.

Comentários

Anônimo disse…
Vc leu aquela bio do Leminski, "O Bandido que sabia Latim"? Bem legal. Bela iniciativa do Pinduca! Abç
rodrigo carneiro disse…
Bem legal mesmo essa biografia. Abs

Postagens mais visitadas deste blog

Simpatia e Gente Fina

Eu já disse aqui que "não há o que discutir, Redator & Jornalista é o melhor nome de dupla sertaneja de todos os tempos". Porém, na manhã de hoje, soube da existência do duo Simpatia e Gente Fina. Impactado pela descoberta, por muito pouco não mudei de opinião. Agora, passado o impacto inicial, pós-seríssima reflexão, ainda continuo achando Redator & Jornalista um nome imbatível. No entanto, Simpatia e Gente Fina já figura em destaque no meu Olimpo particular das denominações. Capa mais linda.

Ah, "Picardias estudantis"

Phoebe Cates: intérprete, entre outras, da inesquecível sequência da piscina Noite dessas, eu revi Picardias estudantis (1982), cujo título original, só pra constar, é Fast times at Ridgemont High . Não assistia ao filme, escrito por Cameron Crowe e dirigido por Amy Heckerling, há muitos anos e tive, claro, ótimos momentos diante da tela. Sobretudo por ter a produção um daqueles, como diria o rei Roberto, meus amores da televisão: a atriz Phoebe Cates. No papel da sensualíssima Linda Barrett, Cates, à beira da piscina, em seu biquíni vermelho, é uma das imagens mais encantadoras já produzidas em toda a história do cinema. Feito aqui o registro, voltemos à nossa programação normal.