Pular para o conteúdo principal

Mostra do Leminski

Caderno com os manuscritos do livro 'Catatau' (1975)

Mestre Ademir Assunção está produzindo uma grande mostra sobre o poeta Paulo Leminski. Vai ser no Itaú Cultural, em São Paulo, e a abertura acontece no próximo dia 30. Maravilha. Ele escreveu no blog Espelunca sobre o intenso trabalho de pesquisa e os tesouros que tem encontrado:

Tem coisas que ainda conseguem me emocionar pra valer. Uma dessas coisas me aconteceu há mais ou menos um mês (talvez menos, não sei, ando sem muita noção de tempo ultimamente). Estive em Curitiba em julho. Eu e o cenógrafo Miguel Paladino. Fui pesquisar nos arquivos do Paulo Leminski. Áurea, filha dele, super zelosa com o acervo do pai, me deixou fuçar a vontade nas pastas que ela andou organizando. Em uma dessas pastas encontrei um caderno espiral, daqueles de estudante, com nada menos que os manuscritos do Catatau. Quando abri esse caderno e vi a letra de Paulo Leminski e comecei a ler e saquei a gênese desse que é um dos livros mais geniais da literatura brasileira, porra, fiquei emocionado pra caralho. Mais de trinta anos depois eu tinha a oportunidade de ler a gênese do Catatau!!!

Eu não vejo a hora de circular pela exposição.

Comentários

Anônimo disse…
Vc leu aquela bio do Leminski, "O Bandido que sabia Latim"? Bem legal. Bela iniciativa do Pinduca! Abç
rodrigo carneiro disse…
Bem legal mesmo essa biografia. Abs

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu