Pular para o conteúdo principal

Hans Beck (1930 - 2009)

Playmobeatles? Eu quero, eu quero, eu quero

Fera do design instintivo, o alemão Hans Beck, de 79 anos, morreu na sexta-feira, 30, mas a má notícia só foi divulgada ontem, 2. Beck, vocês sabem, foi o criador dos brinquedos Playmobil, figurinhas de plástico que fizeram a alegria daqueles que viveram a era da inocência entre os anos 1970 e 1980 - não sei se a garotadinha da atualidade se interessa.

Leio que Beck (na foto ao lado) era carpinteiro dos bons e começou a trabalhar na linha de montagem dos brinquedos do Grupo Brandstätter em 1958. O projeto dos bonequinhos o acompanhava desde então, mas só com a crise do petróleo em 1970, Beck, promovido a designer da empresa, pôde colocar as idéias em prática e lançar a primeira série. Mais de 2,2 bilhões de peças do brinquedo foram vendidas desde que chegou ao mercado em 1974. No Brasil, os personagens eram lançados pela indústria de brinquedos Trol - meus pais, tios, avós e padrinhos que o digam. Isso até 1991, quando a Trol encerrou atividades e os bonequinhos passaram para as mãos da Estrela.

Beck aposentou-se em 1999 e a fábrica é hoje a maior companhia de brinquedos da Alemanha com 3.000 empregados e um faturamento de 452 milhões de euros. Um brinde ao grande carpinteiro Beck e suas criaturas coloridas.

Comentários

André Toma disse…
Brinquei muito. Ainda tenho os meus...na caixa original e tudo...Haha!
Anônimo disse…
Eu praticamente obrigava as pessoas a me presentear com os bonequinhos. Sem essa de roupinha ou bola de futebol nos aniversários. O negócio era Playmobil, ahahah. Abs
Anônimo disse…
rodrigo,
minha filha,4 anos,adora...
fica horas esquecidas com seus amiguinhos de plastico.
bjos
Anônimo disse…
Que maravilha, Deia! Fico feliz em saber que a nova geração também cultua os bonequinhos. Sabe das coisas a tua herdeira. Bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu