Pular para o conteúdo principal

O Desprezo na tarde

Ter férias de final de ano é uma benção. A cidade fica vazia, os horários perdem a rigidez e o ficar de bobeira torna-se a meta. Nessa onda, acordei tarde, almocei e fui aos DVDs na estante. Reencontrei Le Mépris (O Desprezo), fita de 1963 do grande Jean-Luc Godard. Baseado no romance Il Disprezzo , do escritor Alberto Moravia, o longa-metragem narra a crise conjugal vivida pelo roteirista Paul Javal, interpretado por Michel Piccoli, e pela belíssima Camille, uma Brigitte Bardot fascinante. O filmaço tem ainda Jack Palance, o diretor alemão Fritz Lang interpretando a si próprio, Capri, a ilha italiana das cigarras, como cenário, uma edição inusitada e citações eruditas e da cultura pop a todo momento nos dizeres dos personagens. Sem contar a aparição inicial de Camille e as perguntas que ela faz ao marido sobre a anatomia e o amor. Bom, dêem uma olhada. Ah, as férias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simpatia e Gente Fina

Eu já disse aqui que "não há o que discutir, Redator & Jornalista é o melhor nome de dupla sertaneja de todos os tempos". Porém, na manhã de hoje, soube da existência do duo Simpatia e Gente Fina. Impactado pela descoberta, por muito pouco não mudei de opinião. Agora, passado o impacto inicial, pós-seríssima reflexão, ainda continuo achando Redator & Jornalista um nome imbatível. No entanto, Simpatia e Gente Fina já figura em destaque no meu Olimpo particular das denominações. Capa mais linda.

Ah, "Picardias estudantis"

Phoebe Cates: intérprete, entre outras, da inesquecível sequência da piscina Noite dessas, eu revi Picardias estudantis (1982), cujo título original, só pra constar, é Fast times at Ridgemont High . Não assistia ao filme, escrito por Cameron Crowe e dirigido por Amy Heckerling, há muitos anos e tive, claro, ótimos momentos diante da tela. Sobretudo por ter a produção um daqueles, como diria o rei Roberto, meus amores da televisão: a atriz Phoebe Cates. No papel da sensualíssima Linda Barrett, Cates, à beira da piscina, em seu biquíni vermelho, é uma das imagens mais encantadoras já produzidas em toda a história do cinema. Feito aqui o registro, voltemos à nossa programação normal.