Pular para o conteúdo principal

Delicadeza e veemência de Sonny Rollins

Foto do hotsite do Tim Festival

Sonny Rollins retornou ao Brasil (esteve aqui pela última vez em 1985) e fez estragos consideráveis no palco do Auditório Ibirapuera nesta terça-feira, 21. O saxofonista norte-americano abriu com chave de ouro a programação do Tim Festival 2008. É como eu dizia ao amigo José Flávio Júnior, o cara é uma lenda do jazz, um colosso – como atesta o álbum Saxophone Colossus, de 1956, mas não dá a mínima para isso. Faz de seu ofício um júbilo novo e afasta de si o cálice de lenda viva. Não foram poucos os momentos em que ele marcou os compassos com as mão gigantes, curtindo muito o som produzido, e observou a performance fluida de seus companheiros de banda, o trombonista Clifton Anderson, o guitarrista Robert Broom, o baixista Bob Cranshaw e o baterista Kobie Watkins.

Após os aplausos ruidosos da platéia diante de composições do naipe de "Strode Rode" e "Nice Lady", o saxofonista mandou: "Muito obrigado a todos! Vou tocar mais algumas músicas, caso tenha fôlego para continuar. Mas, claro, isso foi uma piada."

Piada mesmo, temas como "They Say It's Wonderful", de Irving Berlin; "I'm a Sentimental Mood" , baladaça de Duke Ellington; "Someday I'll Find You", standard de Noel Coward, foram interpretados num misto de delicadeza e veemência. Trunfos como "Tenor Madness", do disco que ele gravou com John Coltrane em 1956, e "Isn't She Lovely", de Stevie Wonder, também foram jogados na mesa para o deleite da audiência – e do quinteto ali em cima do palco. Não contente com a robustez do repertório apresentado, Rollins ainda mostrou que é um grande showman. Lá pelas tantas, postou-se quase que na beirada do palco, inclinado para frente, num solo incrível. Tem 78 anos bem vividos.

Digo tudo isso para alertar que a apresentação GRATUITA que Sonny Rollins faz no sábado, dia 25, às 11 h, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, é programa obrigatório para aqueles que gostam da música, e, por ventura, não estiveram no Auditório ontem.

Comentários

Anônimo disse…
Estaremos lá, com certeza. Eu e todos aqueles que não tiveram o privilégio privé do Auditorium. Aliás, meu projeto de lei: show bão, acima de 3 dígitos, deveria ter apresentação gratuita obrigatória. Vamos socializar a cultura Rodrigão.

Forte abraço!
Anônimo disse…
Vai mesmo, rapaz! E eu assinaria fácil o teu projeto lei. Música, e arte em geral, para o povo. Abraço
Anônimo disse…
Sonny Rollins to the People!!!!Lembrei até de uma piração do primeiro disco do DeFalla: "Domingo eu vou acordá / botá uma roupa beeem limpinha / e vou correr no Ibirapuera /[[prudiabo queocarrégue EduK!]]haha Staremos lá com certezz!abç
Anônimo disse…
Classe demais esse disco com aquelas vinhetas estranhas, ahaah.

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu