Pular para o conteúdo principal
Geezer Butler, Bill Ward, Ozzy Osbourne e Tony Iommi em 1970

Tocamos em alguns clubes enquanto estávamos em Londres. Num desses shows, o DJ colocou um disco antes de tocarmos, e fiquei louco ao ouvir. Algo na voz do vocalista parecia familiar. Aí entendi: era Robert Plant. Então, fui até o DJ e disse:
– É o disco do New Yardbirds que você está tocando?
– Não, é uma banda nova chamada Led Zeppelin.
– É mesmo?
– É, cara. Eu juro.
Fizemos nosso show, mas não conseguia tirar aquele disco da cabeça, então fui até o DJ e perguntei:
– Tem certeza que não é o New Yardbirds? Eu conheço esse vocalista e ele não está numa banda chamada Led Zeppelin. Dizem quem são os membros da banda na capa do disco?
Ele leu os nomes:
– Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones, Robert Plant.
Não podia acreditar: o New Yardbirds tinha mudado o nome para Led Zeppelin... e tinham feito o melhor disco que eu tinha ouvido nos últimos anos. Na van, voltando para casa, lembro de ter dito para Tony:
– Você ouviu como o disco do Led Zeppelin é pesado?
Sem pensar, ele respondeu:
– Vamos ser mais.


O Tony, vocês sabem, é o Iommi, guitarrista do Black Sabbath, e o trecho acima foi extraído de Eu Sou Ozzy (Editora Benvirá), de Ozzy Osbourne com Chris Ayers. Um ótimo livro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu