Pular para o conteúdo principal

Michael Davis (1943 - 2012)

Eu , tiete, junto aos heróis do MC5 (Wayne Kramer, Dennis Thompson e Michael Davis) e do Mudhoney (Mark Arm) durante uma tarde ensolarada de rock'n'roll. Foto: Daniel Arantes

Leio que Michael Davis morreu na sexta-feira, 17. Vítima de insuficiência hepática. Tinha 69 anos. Davis, vocês hão de saber, foi baixista do MC5. Banda das mais incríveis, que teve atuação entre 1964 e 1972. Durante o período, o quinteto, alucinou no blues, teve como mentor o poeta John Sinclair, dividiu palcos com The Stooges, Sun Ra e John Coltrane, tomou para si o ideário do partido radical negro Black Panthers – os integrantes respondiam por panteras brancas, entre tantas outras.

Depois de tanto ouvir os discos e colecionar histórias sobre a banda, tive o prazer de entrevistar os músicos em 2005. Estavam eles no Brasil para uma apresentação, no Campari Rock, do projeto DKT/MC5, que trouxe Mark Arm, do Mudhoney, como vocalista convidado (Rob Tyner, o fabuloso cantor original, morrera em 1991). Foram momentos inesquecíveis aqueles.

Já tinha conversado com Mark Arm em outras ocasiões. E antes de começarmos a gravar, eu comentei do absurdo que aquele encontro representava para mim. Um misto de alegria, incredulidade, distanciamento jornalístico e tietagem. “Te entendo muito bem. Imagine que eu tenho viajado com eles há alguns meses e ainda não me acostumei com isso. É surreal cantar um repertório tão vibrante, que eu ouvi tanto durante a vida, acompanhado desses caras”, me confidenciou o Arm. Fiquei menos apreensivo. Fui à entrevista - a videomaker Chris Bernardes, nas imagens em movimento, e Daniel Arantes, fotografia, eram a equipe.

Agradeço aos Orixás, a Deus, a Jah Rastafari, ao nada, por ter tido contato com o trabalho do grupo de Detroit (EUA) ainda moleque e, por essas contingências da profissão, ter trocado impressões acerca do rock’n’roll – no fundo, somos todos amantes da música - com figuras tão heróicas.

Descanse em paz, mister Davis. Kick out the jams, motherfuckers.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu