Pular para o conteúdo principal

DJ Marky salvou minha vida, de novo

O DJ e jornalista Carlos Albuquerque, o Calbuque, DJ Marky e eu: conversa à beira-mar durante a edição 2001 da Winter Music Conference, Miami (EUA)

Vocês já devem ter ouvido a expressão “a noite passada um DJ salvou minha vida”. No idioma original, a oportuna frase está na canção “Last night a DJ saved my life”, lançada pelo grupo Indeep, em 1982, e no título do livro Last night a DJ saved my life: The history of the Disc Jockey, editado pelos jornalistas Bill Brewster e Frank Broughton, em 2000. Pois bem, no meu caso, um DJ salvou o início de noite do último sábado, 3 – soube mais tarde que ele acabaria por salvar todo o meu final de semana, sofrível, mas isso já é uma outra história. O responsável pelo salvamento irrestrito foi o genial DJ Marky, durante a transmissão de Terremoto, programa que ele conduz há quatro anos na rádio Energia 97 FM - o que acontece todo o sábado, das 18h30 às 20h. Há muito tempo, digo, muito tempo mesmo, é raríssimo eu ligar o aparelho de som, selecionar a opção rádio e sintonizar alguma emissora no dial. Mas, excepcionalmente, tive a sorte de acompanhar a transmissão, ao vivo, de casa, enquanto tramava o impossível. E pretendo fazê-lo em outras ocasiões. Afinal, como eu disse, fui salvo pelo DJ e por suas considerações acerca do que era apresentado. O drum n' bass reconforta. Deveras agradecido, Marky. Deveras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu