"Protejam seus filhos: o Super-Homem vem aí!"



Em seu anárquico quadro no programa Abertura, exibido pela TV Tupi em 1979, Glauber Rocha alerta os pais de família do Brasil contra Superman- O filme, exalta Severino e Zé Celso Martinez Corrêa, detona a Embrafilme, ex-amigos cineastas, Franco Zeffirelli, Ferreira Gullar, O último tango em Paris, entre outros temas. Lembro muito bem de ter visto isso no ar e de ter ficado bastante intrigado. Afinal, eu adorava o Super-Homem, tinha uma inexplicável simpatia por aquele cara que aparecia na televisão falando pelos cotovelos - ainda que entendesse patavinas do que ele dizia - e meu pai já havia prometido me levar ao cinema para assistir ao filme estrelado por Christopher Reeve. A despeito dos alertas de Glauber, fomos eu, ele e minha mãe ao finado cine Estoril, em Osasco, e voltei para casa maravilhado, trazendo comigo um álbum de figurinhas da produção.

Comentários

Interessante notar o Glauber falando de Lula, "o verdadeiro líder popular do Brasil". Gostei do comentário sobre o "Martínez" e a peça "O homem e o cavalo", que pude encenar em 1989, no TUCA. Quanto ao filme "Superman", não tem como uma criança de 8 anos, como eu na época, não gostar. Luta inglória a do Glauber. Se ele soubesse da enxurrada de filmes da Marvel e quetais que lotariam a grade dos cinemarks da vida de hoje,se suicidaria.
RODRIGO CARNEIRO disse…
Esse vídeo é muito bom. Lembro que o Nelson Rodrigues também tinha uma coluna semanal no programa. Século passado. Abraço.

Postagens mais visitadas