Pular para o conteúdo principal

"Protejam seus filhos: o Super-Homem vem aí!"



Em seu anárquico quadro no programa Abertura, exibido pela TV Tupi em 1979, Glauber Rocha alerta os pais de família do Brasil contra Superman- O filme, exalta Severino e Zé Celso Martinez Corrêa, detona a Embrafilme, ex-amigos cineastas, Franco Zeffirelli, Ferreira Gullar, O último tango em Paris, entre outros temas. Lembro muito bem de ter visto isso no ar e de ter ficado bastante intrigado. Afinal, eu adorava o Super-Homem, tinha uma inexplicável simpatia por aquele cara que aparecia na televisão falando pelos cotovelos - ainda que entendesse patavinas do que ele dizia - e meu pai já havia prometido me levar ao cinema para assistir ao filme estrelado por Christopher Reeve. A despeito dos alertas de Glauber, fomos eu, ele e minha mãe ao finado cine Estoril, em Osasco, e voltei para casa maravilhado, trazendo comigo um álbum de figurinhas da produção.

Comentários

Interessante notar o Glauber falando de Lula, "o verdadeiro líder popular do Brasil". Gostei do comentário sobre o "Martínez" e a peça "O homem e o cavalo", que pude encenar em 1989, no TUCA. Quanto ao filme "Superman", não tem como uma criança de 8 anos, como eu na época, não gostar. Luta inglória a do Glauber. Se ele soubesse da enxurrada de filmes da Marvel e quetais que lotariam a grade dos cinemarks da vida de hoje,se suicidaria.
RODRIGO CARNEIRO disse…
Esse vídeo é muito bom. Lembro que o Nelson Rodrigues também tinha uma coluna semanal no programa. Século passado. Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Simpatia e Gente Fina

Eu já disse aqui que "não há o que discutir, Redator & Jornalista é o melhor nome de dupla sertaneja de todos os tempos". Porém, na manhã de hoje, soube da existência do duo Simpatia e Gente Fina. Impactado pela descoberta, por muito pouco não mudei de opinião. Agora, passado o impacto inicial, pós-seríssima reflexão, ainda continuo achando Redator & Jornalista um nome imbatível. No entanto, Simpatia e Gente Fina já figura em destaque no meu Olimpo particular das denominações. Capa mais linda.

Ah, "Picardias estudantis"

Phoebe Cates: intérprete, entre outras, da inesquecível sequência da piscina Noite dessas, eu revi Picardias estudantis (1982), cujo título original, só pra constar, é Fast times at Ridgemont High . Não assistia ao filme, escrito por Cameron Crowe e dirigido por Amy Heckerling, há muitos anos e tive, claro, ótimos momentos diante da tela. Sobretudo por ter a produção um daqueles, como diria o rei Roberto, meus amores da televisão: a atriz Phoebe Cates. No papel da sensualíssima Linda Barrett, Cates, à beira da piscina, em seu biquíni vermelho, é uma das imagens mais encantadoras já produzidas em toda a história do cinema. Feito aqui o registro, voltemos à nossa programação normal.