Pular para o conteúdo principal

"Protejam seus filhos: o Super-Homem vem aí!"



Em seu anárquico quadro no programa Abertura, exibido pela TV Tupi em 1979, Glauber Rocha alerta os pais de família do Brasil contra Superman- O filme, exalta Severino e Zé Celso Martinez Corrêa, detona a Embrafilme, ex-amigos cineastas, Franco Zeffirelli, Ferreira Gullar, O último tango em Paris, entre outros temas. Lembro muito bem de ter visto isso no ar e de ter ficado bastante intrigado. Afinal, eu adorava o Super-Homem, tinha uma inexplicável simpatia por aquele cara que aparecia na televisão falando pelos cotovelos - ainda que entendesse patavinas do que ele dizia - e meu pai já havia prometido me levar ao cinema para assistir ao filme estrelado por Christopher Reeve. A despeito dos alertas de Glauber, fomos eu, ele e minha mãe ao finado cine Estoril, em Osasco, e voltei para casa maravilhado, trazendo comigo um álbum de figurinhas da produção.

Comentários

Interessante notar o Glauber falando de Lula, "o verdadeiro líder popular do Brasil". Gostei do comentário sobre o "Martínez" e a peça "O homem e o cavalo", que pude encenar em 1989, no TUCA. Quanto ao filme "Superman", não tem como uma criança de 8 anos, como eu na época, não gostar. Luta inglória a do Glauber. Se ele soubesse da enxurrada de filmes da Marvel e quetais que lotariam a grade dos cinemarks da vida de hoje,se suicidaria.
RODRIGO CARNEIRO disse…
Esse vídeo é muito bom. Lembro que o Nelson Rodrigues também tinha uma coluna semanal no programa. Século passado. Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu