Pular para o conteúdo principal

Um agradecimento

Dia desses no Facebook, o jornalista Marcelo Pinheiro, que tem dado as cartas na reportagem da brava revista Brasileiros, lembrou de sua passagem pelo programa de rádio que eu tive nos anos 1990. Chamava-se Disparate e eu o definia como "uma miscelânea de estilos, comportamentos e considerações". Tocava as coisas mais absurdas, falava o que me vinha à cabeça e recebia visitas inusitadas, que versavam, ou não, ao microfone. Enfim, me divertia além da justa conta naquele estúdio improvisado do bairro de Presidente Altino. Puxa vida, Marcelo, eu é que te agradeço pela consideração, pelo post na rede social do Mark Zuckerberg e pelos comentários elogiosos que ele suscitou.

Osasco, 1995. Um roqueiro ortodoxo visita o amigo, DJ de uma rádio comunitária, e leva seu Loaded, do VU, para tocar no programa. Sai de lá com uma coletânea do Maceo Parker, e velhos conceitos derrubados. Cortesia do tal DJ, um sujeito Pedra 90, chamado Rodrigo Carneiro. Lembro, como se fosse hoje, o impacto da 1° audição desse tema do Sly, via Maceo. Gracias, Mister.

Comentários

Jesse Navarro disse…
Esse programa marcou história naquela rádio. Curtia muito!
rodrigo carneiro disse…
valeu, rapaz! forte abraço.
Marcelo Pinheiro disse…
Só agora é que vi esse post, meu chapa. Satisfação enorme e respeito mútuo. Grande abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu