Pular para o conteúdo principal
O trompetista e cantor Chet Baker (1929-1988)

"Fiquei zanzando por Nova York, indo ao Harlem todo dia. Tinha um cara chamado Dirty Nick que morava na rua 143, perto da avenida Lenox. Trabalhava para um traficante bem conhecido, mas houve algum problema e ele foi substituído. Provavelmente, não estava trazendo para o chefe todo o dinheiro que era esperado. Eu ia para o seu apartamento e ficava esperando ele chegar de sua expedição em busca de heroína. Quando ele voltava, injetávamos a droga e ficávamos doidões. Eu geralmente chapava, e acabava acordando com baratas rastejando por cima de mim.

Num determinado dia, estávamos duros. Nick sugeriu que a gente pregasse uma peça no seu antigo chefe, explicando seu plano enquanto esperávamos dentro do meu pequeno Ford preto, na Sétima Avenida, entre as ruas 125 e 126. Observando um Cadillac azul-escuro parar perto de um bar, na esquina da 126, do outro lado da rua. Os “aviões” do chefe, um a um, aproximaram-se do carro, pegaram seus pacotes e os endereços das entregas. Um negão todo alinhado – como todos os outros ali – recebeu seu endereço e chamou um táxi. Fomos atrás dele.

O táxi seguiu em frente e parou num edifício de apartamentos de esquina na rua 165 com Amsterdam. Deixei que o negão entrasse pela portaria do prédio e, então, o segui. O sujeito pesava uns cem quilos. Quando entrei pela porta da frente, o cara levou o maior susto. Ele estava procurando a droga bem embaixo da calefação e, ao me ver, quase borrou as calças. Não lhe dei tempo para pensar. Eu pesava setenta quilos, mas estava de terno azul e camisa branca. Embora sem gravata, eu era branco – o que, me parece, foi o que mais o perturbou. “FBI” – falei grosso. “O que você está fazendo aqui?”. Enquanto ele gaguejava, continuei falando: “Contra a parede!” Ele virou e eu o revistei: sem armas. Ele acabou soltando que estava indo visitar um amigo, no segundo andar. “Vamos ver” – disse eu. Subimos as escadas. Ele bateu na porta. Esperamos. Ninguém apareceu. “Não tem ninguém em casa” – falei, e concluí: “Tudo bem, cara, suma, e não apareça por aqui de novo.” Ele se foi como um relâmpago. Dei uma busca na calefação e peguei a droga."

Trecho de Memórias Perdidas (1997), autobiografia de Chet Baker.

Comentários

Anônimo disse…
Se deu bem!

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu