Pular para o conteúdo principal

"Nevermind" chega à casa dos 20 anos; e eu com isso?


Krist Novoselic, Dave Grohl e Kurt Cobain fotografados por Kirk Weddle, autor da imagem do bebê na capa do "Nevermind"


Há exatas duas décadas, Nevermind, segundo álbum do Nirvana, chegava às lojas dos EUA. O impacto do registro na cultura pop é bastante conhecido. O punk foi às massas e, naquele início dos anos 1990, o mainstream, como eu afirmei em uma matéria do Jornal da Tarde, era ser alternativo.



Eu pretendia batucar aqui sobre a minha ligação com isso tudo. Narrar em detalhes como tive acesso ao primeiro disco do trio de Aberdeen, em Washington, Bleach (1989) – gratidão eterna ao saudoso DJ Toninho, do Espaço Retrô – e, anos mais tarde, por conta da participação deles no Hollywood Rock de 1993, ter tido a oportunidade de conhecer pessoalmente o "casal problema" Kurt and Courtney – que festa aquela no Der Tempel, senhores e senhores. Sem contar, os comentários elogiosos do então baterista, Dave Grohl, a respeito dos Mickey Junkies e dos meus parceiros de geração.



Sim, eu pretendia, mas falta-me tempo. O bicho está pegando lá fora e aqui dentro. Não há espaço para nostalgia. Ou há, não sei direito. O fato é que se passaram duas décadas. É um ótimo disco. A mítica se mantém, por mérito, diga-se. Durante toda essa semana vai se falar muito de Nirvana, de grunge, de Seattle e tudo mais. Matérias televisivas, posts na internet, capas de revistas e jornais terão os sujeitos como personagens e diversos eventos estão previstos. Um dos mais interessantes deles, como informa o chapa Lúcio Ribeiro, acontece hoje na capital grunge, às 21h, no Experiment Music Project: o Nevermind Live. Ali, bandas como The Presidents of the United States of America, The Fastbacks, Vaporland, Duff McKagan's Loaded, The Long Winters, Visqueen, Valis (formada por ex-integrantes do Screaming Trees), Campfire OK, Champagne Champagne, Ravenna Woods, Crypts, TacocaT, Vendetta Red, entre outras, irão visitar o repertório de Nevermind na íntegra. A batuta informal será regida por Krist Novoselic, o baixista que criou a banda com Kurt Cobain em 1987. Com ingressos esgotados há meses, o show tributo, em benefício de Susie Tennant, agitadora cultural de Seattle que luta contra um câncer, será transmitido ao vivo, às 1h da manhã desta quarta-feira, horário de Brasília. Acompanherei aqui.

Watch live streaming video from nevermindlive at livestream.com


Atualizado em 21 de setembro: Em tempo, o Nirvana Live não foi assim um show irretocável. O que me pareceu falta de ensaio de alguns, intervalos muito longos entre uma banda e outra, e a encrenca que é tocar as músicas de Kurt Cobain, sem Cobain, se manifestaram aos berros. Contudo, salve o disco, salve o homenageado.

Comentários

conta a história da festa no Der Tempel! abraços xará
rodrigo carneiro disse…
será? acho melhor não, hehe. talvez um dia. abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu