Pular para o conteúdo principal

In-Edit Brasil chega à terceira edição

What’s Happening! The Beatles in USA” (1964) será exibido no festival com a presença do diretor Albert Maysles, um dos homenageados

Começa nesta semana um dos meus eventos audiovisuais prediletos do calendário cultural destas plagas: o In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical. Em sua terceira edição, a mostra, que acontece de 28 de abril a 08 de maio em São Paulo e de 06 a 12 de maio no Rio de Janeiro, contempla 70 produções - 45 delas nacionais. The Beatles, John Lennon, Candeia, The Kinks, Jimi Hendrix, The Last Poets, Toots and the Maytals, Glenn Gould, William S. Burroughs, Nancy Spungen, Tom Jobim, Kathleen Battle, Wynton Marsalis, Novos Baianos, Brian Eno e Batatinha são só alguns dos temas abordados pelos filmes da programação. Na quinta-feira passada, 21, por exemplo, foi exibido à imprensa o ótimo documentário Lemmy, que narra a trajetória de quatro décadas de rock and roll do lendário Lemmy Kilmister, líder do Motörhead. Um dos diretores da fita, Wer Orshoski, estará na sessão do dia 07 de maio, às 19 horas, no Cine Olido, em São Paulo. Sim, além dos filmes, há shows, workshops e debates. Pra ficar ligadíssimo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu