Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2010

Efêmera

O disco de estreia de Tulipa Ruiz , Efêmera (YB Music), acaba de ser lançado e eu tenho ouvido muito. É uma beleza de registro. Vacilo bravo meu não ter ido à apresentação dela ontem lá no Auditório Ibirapuera, mas é assim, não se pode ter tudo, né? É o que dizem. Por falar nisso, em novembro de 2009 Tulipa esteve no estúdio da firma, por conta do Oi Novo Som, e cantou uma série de canções que estão agora em Efêmera . Com vocês, "Pedrinho".

Em julho

Dennis Hopper (1936 - 2010)

Dennis Hopper, morto neste sábado, 29, aos 74 anos Dennis Hopper nunca soube da minha existência. Pudera, eu só o vi - uma infinidade de vezes - no cinema, na televisão, no DVD, no videocassete, mas tinha o cara como uma espécie de amigo, sabem?

Hoje

Lost e o amor por Xico Sá

"Amar é... Lost: começa cheio de perguntas e acaba quase sem respostas" (Xico Sá)

Agatha no Culturarte

Tento fugir do tom por demais emocional, mas não consigo. Acho que nem é o caso. Deixa cair então. O que vemos acima é o Agatha em 1989. O quarteto pode ser entendido como gênese do La Carne , uma das minhas bandas prediletas. Na formação, garotos do subúrbio, como eu, dando vazão às inquietações artístico juvenis e obcecados por temas que iam muito além do esperado para tipos como aqueles. Preferências estéticas que nos aproximaram e definiram os caminhos que tomamos na vida adulta. O bagulho é doido, truta. Não suficiente, são imagens captadas no auditório do espaço cultural de guerrilha, é, guerilha, que meus pais, Ricardo Dias e Mercedes de Souza, tinham na cidade de Osasco, o Culturarte, em fins dos anos 1980 e começo dos 1990 (nos anos 1970 eles criaram - militaram em – outro espaço importante para a região, o Núcleo Expressão). Por isso, rever esses moleques tocando um rock esquisito lá na rua Pedro Fioretti é para mim uma viagem interna sem escalas. Agradeço à rapaziada do Big ...

Sábio Pop

"A imagem é muito importante na música. Sempre foi." (Iggy Pop em entrevista ao The Independent )

Soneto do corifeu

(Vinicius de Moraes) São demais os perigos desta vida Para quem tem paixão, principalmente Quando uma lua surge de repente E se deixa no céu, como esquecida. E se ao luar que atua desvairado Vem se unir uma música qualquer Aí então é preciso ter cuidado Porque deve andar perto uma mulher. Deve andar perto uma mulher que é feita De música, luar e sentimento E que a vida não quer, de tão perfeita. Uma mulher que é como a própria Lua: Tão linda que só espalha sofrimento Tão cheia de pudor que vive nua. Do Livro de sonetos , publicado originalmente em 1957.

Fausto Fawcett no Berlin e o making of de "Kátia Flávia"

Vocês estão sabendo, né? Mestre Fausto Fawcett volta a São Paulo no dia 28 de maio para uma apresentação no Clube Berlin . No palco, Fawcett estará em companhia do casal Bianca Jhordão e Rodrigo Brandão. The Tríceps é o nome do novo projeto e “Fuga Número Mil” o do espetáculo. A ver, a ver. E por falar nas traquinagens do artista, esse making of do clássico "Kátia Flávia", surrupiado do Matias , é bastante elucidativo.

Hoje

Shiva Las Vegas

Há muito tempo não assistia a esses clipes do Shiva Las Vegas, projeto dos mais malucos e honrosos em que estive envolvido nessa minha vida torta. Dá para ouvir o EP Prenda na Minha , de 2000 (10 anos, é isso?), aqui . Canto nas faixas "Sadam Dance", "Shiva Las Vegas" e "Tua Lua". Nossa, estou lembrando de cada história... Tua lua Olhos nos olhos

O final de semana e dois amigos

Gisela Rodriguez , a incomparável Gica (16 anos, Gica?), convida: Marcelo Montenegro , serial father e poeta porreta, lembra: Domingo, 16/05, apresento minhas Tranqueiras Líricas na Feira da Pompéia. Cortesia da Helena Hutz, que produziu o Palco Vivências e a Rua da Literatura. Clique aqui pra ver a programação completa. Estarei lá às 13h50 com os comparsas Fabio Brum na guitarra e nos arranjos e Fabio Pagoto no baixo. Dá pra ver no youtube dois poemas que integram o Tranqueiras. Foram gravados por Edson Kumasaka numa apresentação que fizemos em outubro do ano passado na Biblioteca Alceu Amoroso Lima que contou com a participação de Caio Dohogne na bateria. São textos do meu livro Orfanato Portátil:

Obrigado à Net

Bom dia, amigos da Net, mais precisamente a Net Osasco! Como vão todos vocês? Comigo tudo muito legal. Estou felizão com o serviço de merda que vocês oferecem. O combo TV por assinatura + banda larga é uma das invenções mais sedutoras da era da informação. Fiquei encantado. Ai, meus amores, eu adoro quando o serviço – que pago, sem atraso - não funciona. Vibro quando perco seriados prediletos ou fico impossibilitado de trabalhar, posto que uso a internet como muleta. Muito agradecido.

Hoje

Enquanto isso, em 1982

Macalé na Rolling Stone

Com a mentora Maria Bethânia na época do espetáculo Opinião, na metade da década de 1960. Foto: Acervo/Editora Abril Jards Macalé versão 2010: refletindo sobre os feitos passados, mas buscando gás para tocar a carreira. Foto: Rui Mendes Tem uma entrevista bacanérrima do Jards Macalé na Rolling Stone deste mês. O escriba é o querido Alex Antunes e há fotos de Rui Mendes salpicadas pelo texto. Foda. Merece uma ida à banca, coração. Ah, coração. Já leram sobre o meu encontro com o Macao, né?

"Doutora, eu acho que meu cachorro pensa…”

Surrupiado do Matias .

Rua do Lirismo

Acabo de descobrir que no bairro da Mooca, em São Paulo, há um lugar chamado rua do Lirismo. Nome de rua fantástico esse. Preciso conhecer urgentemente.

Arthur Verocai por DJ Nuts

Só ontem consegui escutar com a calma devida a mix do grandioso Arthur Verocai feita pelo DJ Nuts . Verocai é daqueles heróis obscuros da música popular brasileira e o Nuts é um profundo conhecedor da obra do arranjador carioca. Aí ficou fácil. Mais de uma hora de deleite com uma série de belezas sonoras. Ouçam, baixem, dancem, enfim, descubram e caiam de joelhos frente à musicalidade do homem. Aqui . Ah, outro sujeito que sabe das coisas, o Ronaldo Evangelista, falou com o músico em 2009 e a conversa foi publicada na edição 36 da Wax Poetics .

Pri Maria (1979 - 2010)

Pri, vou colocar na vitrola todas aquelas músicas do R.E.M. que você tanto gostava e ficar lembrando aqui só coisa boa, menina. Um beijo.

Lemmy is rock'n'roll

Eu achei muito bacana esse bonequinho do Lemmy Kilmister. É mais uma homenagem bastante merecida a um ícone da maluquice do rock pauleira, como diziam os antigos. Por falar nisso, o líder do Motörhead é tema de um documentário que eu gostaria muito de ver na programação da próxima Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, por exemplo. Trata-se de Lemmy: The movie , obra produzida e dirigida Greg Olliver e Wes Orshoski, que teve première mundial no South by Southwest (SXSW) Film Festival, em Austin, Texas, no último dia 15 de março.