Pular para o conteúdo principal

Rockers Noise Festival


Tendo como elenco The Telescopes, Motorama, Adam Franklin & The Bolts of Melody, Gallon Drunk, The Concept, Set the Settings e Twin Pine(s), a primeira edição do paulistano Rockers Noise Festival será realizada nos dias 30 de outubro, no Espaço Victory, em frente ao Metrô Penha, e 01 de novembro, no Lega Itálica, na Liberdade. Enquanto o debute é promovido (compre ingressos aqui), a segunda edição, prevista para acontecer em fevereiro de 2013, já é certa e trará ao Brasil atrações como The Wedding Present e Buffalo Tom. Dia desses, conversei com Neo Distortion, do Grupo Rockers, ação entre amigos responsável pela grata movimentação ruidosa. Com a palavra, Distortion.

1 - O que é o Grupo Rockers?
O Grupo Rockers é uma produtora de vários tentáculos que pretende atuar em diversas áreas que a produção cultural possui. O Rockers Noise Festival é apenas parte dos nossos planos. Além de realizar festivais, vamos também produzir, gravar e lançar bandas pelo nosso selo. Temos em nossa sede um estúdio onde realizaremos todo tipo de produção audiovisual. Porém, nossos planos vão além, temos vínculos com o skate, e planos para trabalhos sociais voltados à cultura. Temos uma equipe de profissionais apaixonados pelo o que fazem. O grupo é formado Franco Milane, Tatiana Vieira, Neo Gomes, Renato Malizia, Plinio Cezar Batista, Marcelo Ortiz, Rodrigo Kavalciuk, Berns Albert, Fabio Vietnica e Anderson Pigh.

2 – Como surgiu a ideia de produzir o Rockers Noise Festival?
A ideia surgiu há pouco mais de três meses, quando os sócios da Rockers convidaram o Renato Malizia para assumir a direção artística da produtora. A partir deste momento foi feito um grande brainstorming entre todos da equipe a respeito de bandas influentes e clássicas que nunca sequer foram mencionadas em quaisquer festivais em atividade. Com base nesta lista, os contatos foram realizados, e o line up foi fechado, foram cogitadas além das já citadas bandas clássicas dos 90´s, novas bandas que são representativas e possuem ligações com o conceito do festival. Pretendemos também mostrar ao público o efervescente cenário atual do underground nacional.

3 – E a escolha desse line up? Como a produção chegou aos nomes que integram a primeira edição?
Como citado anteriormente, buscou-se bandas inéditas e clássicas dos 90´s, bandas que representassem o perfil da Rockers, com isso nossa direção artística, por ter uma grande penetração e influência com este nicho, que é totalmente virgem aqui no Brasil, chegamos ao nosso line up perfeito, Telescopes, Gallon Drunk, Adam Franklin & The Bolts of Melody e Motorama.

4 – Há um projeto de intercâmbio entre bandas, não? Fale mais sobre.
Sim, o projeto já está em andamento, nestes três meses a Rockers já viabilizou o primeiro intercâmbio que ocorrerá em fevereiro de 2013, onde a banda uruguaia The Algun Dios fará parte do line up da segunda edição do Rockers Noise e em março temos o festival Montevideo Noisepop. As bandas brasileiras The Concept e Set the Settings farão parte do line up.

5 – O festival está sendo produzido sem patrocínio algum. Como é levantar uma estrutura dessas com os próprios recursos?
Primeiramente, os recursos vieram dos sócios, mas aos poucos certamente contaremos com patrocinadores, o fato é que como o conceito do grupo é ousado e foge das regras convencionais, e também do eixo tradicional de eventos em São Paulo, há certa resistência, e, por que não dizer, desconfiança, mas estamos gradativamente quebrando estes preconceitos e temos grandes perspectivas quanto a este assunto.

6 – Soube que já há segunda edição do festival prevista para o início de 2013. E atrações internacionais confirmadas. O que mais vem por aí?
Sim, temos a segunda edição basicamente fechada, o Wedding Present é um dos nomes já confirmados, outra atração confirmada é o Beach Fossils, e mais o Buffalo Tom, acrescente também os uruguaios do The Algun dios.

Para mais informações, visite o site oficial do Rockers Noise Festival.

ATUALIZANDO: Como é de ciência de todos, o festival, em princípio adiado para 2013, não acontecerá tão cedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu