Pular para o conteúdo principal

Danzig e o cruzado de direita



O velho Glenn Danzig nunca foi um cara chegado a sutilezas. Isso fica claro neste clipe, bregão e muito legal, de "She Rides". Claro, já o conhecia dos tempos em que cantou no Misfits (o período no Samhain só vim a saber depois, na verdade), mas minha iniciação à banda Danzig propriamente dita foi em 1990, com os dois discos lançados até então, Danzig I (1988) e Danzig II: Lucifuge (1990). O inusitado encontro sonoro de Elvis Presley, Jim Morrison, Wolverine, blues, magia negra, cacoetes góticos e do metal algo satanista fez todo o sentido para mim na época.

Ah! Alguém aí foi no show do grupo no Olympia em 1995? Lembro que um sujeito gigantesco ficou o tempo todo insultando o cantor na fila do gargarejo. Uma hora e pouquinho depois de xingamentos, Danzig saltou do palco, deu um cruzado de direita no cidadão e sumiu em direção ao camarim. Não teve bis. Só sangue.

Me pergunto, desde o episódio, a razão que leva alguém a sair de casa, pagar ingresso e ficar folgando com artista.

Post inspirado por uma conversa com meu brodaço André Satoshi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu