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Enquete dos álbuns setentistas e o aniversariante do dia




O blog Polimorfismo Perverso, capitaneado pelo jornalista Luís Gustavo Melo, pediu para que algumas figuras elencassem seus 20 álbuns setentistas prediletos. Sou uma delas. Meus eleitos – no momento do envio - estão abaixo. Aproveitando o ensejo, posto a bela capa de um dos destaques da lista: “Fun House”, dos Stooges, registro que completa 50 anos de existência nesta terça-feira, 07. 

Crosby, Stills, Nash & Young ‎– Déjà Vu (Atlantic, 1970)
Bob Marley & The Wailers ‎– Catch a Fire (Island Records, 1973)
Funkadelic ‎– Funkadelic (Westbound Records, 1970)
Gil Scott-Heron ‎– Pieces of a Man (Flying Dutchman, 1971)
George Harrison ‎– All Things Must Pass (Apple Records, 1970)
Aretha Franklin‎ – Amazing Grace (Atlantic, 1972)
Luiz Melodia ‎– Pérola Negra (Philips, 1973)
Grateful Dead‎ – Workingman’s Dead (Warner Bros., 1970)
Black Sabbath ‎– Master of Reality (Vertigo, 1971)
Kraftwerk – Autobahn (Philips, 1974)
MC5 ‎– Back in the USA (Atlantic, 1970)
Miles Davis ‎– Bitches Brew (Columbia, 1970)
Marvin Gaye ‎– What’s Going On (Tamla, 1971)
T. Rex‎ – Electric Warrior (Fly Records, 1971)
The Stooges ‎– Fun House (Elektra, 1970)
The Doors ‎– Morrison Hotel (Elektra, 1970)
Ramones ‎– Ramones (Sire, 1976)
The Clash – London Calling (CBS, 1979)
Som Nosso de Cada Dia – Snegs (Continental, 1974)
Os Mutantes – A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado (Polydor, 1970)



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'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu