Pular para o conteúdo principal

Música e Danças de Roda dos Balcãs com Betty Gervitz e Mutrib em SP

Betty Gervitz e Mutrib: dança étnica e sonoridade multicultural. Foto: Divulgação

Para celebrar o encerramento das atividades de 2013, o Sesc Pompeia apresenta no dia 15 de dezembro, às 18h, o projeto Música e Danças de Roda dos Balcãs com Betty Gervitz & Mutrib.

Esta atividade tem o intuito de agregar pessoas à roda, composta pelos instrumentistas do grupo Mutrib e conduzida pela notável professora e coreógrafa Betty Gervitz. Qualquer pessoa pode participar e “entrar” na roda, a qualquer hora e usando qualquer traje. Música e Danças de Roda dos Balcãs é uma programação socializante e de integração, onde as pessoas dançam de forma espontânea, sem restrições, por meio das danças étnicas.

“Nessas minhas andanças pelo Mediterrâneo, pelo mundo árabe, judaico, cristão, cigano, Leste Europeu e tantos outros, fica clara a importância de se comemorar as coisas boas e importantes da vida, dançando de forma comunitária e solidária”, conta Betty Gervitz, professora e coreógrafa, que se aprofundou nas danças tradicionais, mas que transforma e adapta as linguagens com o objetivo de torná-las mais acessíveis.

A dança étnica é para todos e pode ser praticada com muita ou pouca técnica, por diversos tipos de corpos. “Ela é a expressão da cultura pelo movimento e o que mais importa é estar com o grupo criando um sentimento de pertencer, de fazer parte, pois a dança promove a inclusão social.”, explica Betty.

Este projeto foi criado no ano de 2008 na capital paulista, em parceria com o músico Gabriel Levy, e tem como objetivo aproximar o aluno das danças circulares tradicionais, da forma como elas são realizadas, isto é, nas praças, com os músicos no centro, e as rodas ao redor, revelando assim o sentido de unidade e de grupo que essa atividade pode oferecer. A atividade já aconteceu em diferentes locais, como no Centro Cultural São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Fundação Ema Klabin, e agora chega ao Sesc Pompeia para celebrar o encerramento do ano.

Sobre Betty Gervitz:
É formada em Educação Física pela Universidade de São Paulo e em Fisioterapia pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhou por doze anos como assistente do professor e coreógrafo Ivaldo Bertazzo e criou com André Trindade, psicólogo e psicomotricista, o Estúdio A&B, espaço dedicado ao movimento, precursor das danças étnicas em São Paulo. Foi lá que criou e desenvolveu sua linha de trabalho, que é a somatória de suas pesquisas na área da dança e da música.

Trabalhou por mais de uma década na França com Marie-Madeleine Béziers, sobre as bases de sua obra e coordenação motora. Fez especialização em Gerontologia Clínica e Social, na Unifesp. Atuou no grupo de continuidade com idosos com Alzheimer e seus cuidadores, com estímulo da memória, atenção e atividade corporal, incluindo a dança, no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Sobre o MUTRIB:
O grupo nasceu da convergência dos interesses multiculturais de alguns dos maiores instrumentistas do cenário musical paulistano. Pensando nas conexões culturais do mediterrâneo oriental como um grande eixo da cultura mundial, que interliga desde a antiguidade Ocidente e Oriente num caldeirão musical de grande efervescência, o Mutrib (que na Turquia significa "energia que emana do encontro de músicos") celebra essa união, com um repertório que valoriza tanto a similaridade quanto a diversidade de culturas musicais da região.

O show do Mutrib é uma grande viagem musical que sai do Magreb - região arabizada ao norte da África: Egito, Tunísia, Marrocos - atravessando a Turquia, a Palestina, a Síria, e Israel, chegando até o Leste Europeu - Albânia, Grécia, Macedônia, Romênia e Bulgária. Mutrib é formado por Mário Aphonso III (Sax Alto, Tenor, Flauta, Ney, Nay e Kaval), Beto Angerosa (Derbak, Bendir, Caixa e efeitos), Valéria Zeidan (Daff, Frame-Drums, Bendir e Castanholas Marroquinas), Éder “O” Rocha (Davul), Gabriel Levy (Acordeom) e Deivid Peleje (Tuba).

SERVIÇO: Sesc Pompeia apresenta o Projeto Música e Danças de Roda dos Balcãs com Betty Gervitz & Mutrib
Dia 15 de dezembro de 2013, domingo, às 18h, na Choperia.
Classificação indicativa: Para todas as idades.
Grátis. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
Duração: 90 minutos Lotação: 800 pessoas

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br
Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h 19h
Formas de pagamento - cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu