Massive Attack: show redentor em São Paulo

3D (Robert Del Naja) e Daddy G (Grant Marshall) em São Paulo

O cantor jamaicano Horace Andy: dádiva

Martina Topley-Bird. Fotos surrupiadas do celular da querida Camila Miranda

Meu único lamento com relação ao show do Massive Attack em São Paulo, ocorrido na noite de terça-feira, 16, no HSBC Brasil, foi ter perdido a atração de abertura. Enquanto eu me dirigia à casa de espetáculos, por volta das 21h30, Martina Topley-Bird entoava canções de The blue god (2008) e do recente Some place simple. Nem sabia ao certo que a cantora o faria. Bom, uma pena. Ao menos a vi interpretando lindezas como “Teardrop” e “Psyche” amparada pelo Massive Attack. Que show, senhores.

Testemunhei as três passagens da banda britânica pelo Brasil e posso afirmar que o que se viu ontem foi a melhor delas. Ainda bem, pois as aparições anteriores tinham deixado, por assim dizer, uma má-impressão. Não que a primeira visita tenha sido ruim, mas escalá-los para tocar depois do rolo compressor que foi a apresentação do Kraftwerk, na edição de 1998 do finado Free Jazz Festival , foi um erro de curadoria. Na segunda vinda, em 2004, Robert Del Naja, Grant Marshall e companhia defendiam um álbum não muito inspirado, 100th Window. Havia certa tensão interna e a irregularidade da performance deu o tom.

Posto isso, o show de ontem foi redentor. O repertório, calcado em bolachas clássicas do naipe de Blue Lines (1991), Protection (1994) e Mezzanine (1998), no EP False flags (2006) e num dos álbuns mais relevantes de 2010, Heligoland, disse muitíssimo aos presentes. O grandioso Horace Andy, colaborador assíduo, estava lá – é sempre uma dádiva vê-lo em ação. A cantora Deborah Miller também fez das suas. E, ao fundo, painéis de LED nos mandaram deliciosas e estranhas mensagens.

Sintam o drama do set list da noite:

01. "United Snakes"
02. "Babel" (com Martina Topley-Bird)
03. "Risingson"
04. "Girl I Love You" (com Horace Andy)
05. "Future Proof"
06. "Psyche" (com Martina Topley-Bird)
07. "Mezzanine"
08. "Teardrop" (com Martina Topley-Bird)
09. "Angel" (com Horace Andy)
10. "Inertia Creeps"
11. "Safe From Harm" (com Deborah Miller)

Bis 1
12. "As You Were Leaving (Cheyenne)" (com Horace Andy)
13. "Splitting The Atom"
14. "Unfinished Sympathy" (com Deborah Miller)
15. "Atlas Air"

Bis 2
16. "Karmacoma"

Comentários

Postagens mais visitadas