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Na biografia


“Rodrigo Carneiro, vocalista dos Mickey Junkies, também estava nessa noite memorável no Urbania. Ele conhecia a Sandra [Mendes] como a ‘mulher da mão tatuada com aranha’, dona de brechó no Madame Satã e envolvida com o cine clubismo. Os dois se aproximaram quando ela foi promoter do Espaço Retrô. O Rafael [Crespo] era o técnico de som da casa e operou a mesa na estreia dos MJs por lá. Os dois eram conhecidos como um casal e integrantes do Cold Turkey, com quem Ricardo Mix tocava bateria. Quando o grupo se desfez, Carneiro convidou Mix para entrar para o clube dos Mickeys loucos.

Naquela noite, Carneiro ficou muito feliz quando percebeu que o Skunk conhecia, e bem, o trabalho da sua banda. Ambos egressos do punk oitentista, com interesses em diversas outras vertentes da música estranha, estavam ali praticando algo onde os seus pares não eram muito vistos. Se identificaram bastante com a questão da negritude. Entre os poucos afro-punks brasileiros, destacavam-se Clemente (Inocentes) e o baixista Renato Rocha (Legião Urbana), nos anos 1980; Donald (Gritando HC), Canibal (Devotos do Ódio) e Paulão (Gangrena Gasosa), nos anos 1990, para citar alguns nomes”, escreve Pedro de Luna, autor da ótima biografia “Planet Hemp: mantenha o respeito” (Belas Letras), lançada em 2018. Há depoimentos meus em outras das páginas.

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Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu