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Jesus



Em 1991, eu flanava por Porto Alegre. Havia testemunhado The Jesus and Mary Chain pela primeira vez um ano antes, no Projeto SP, em São Paulo. Durante aquela selvagem temporada gaúcha, disse à fotógrafa Fernanda Chemale que era um devoto fervoroso. Ela então me presenteou com este retrato de sua autoria captado na ocasião: um cabisbaixo William Reid entrecortado por luzes. A foto – cuja dedicatória é “Ao Carneiro, The Jesus and Mary Chain, POA 91, Chemale” - sobreviveu a dilúvios e inquisições. E há um novo culto paulistano previsto para o domingo. Oremos.

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Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu