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"Crucificados pelo Sistema" na íntegra


Excelente o Antifolia, projeto ocorrido neste domingo, 09, no Cine Joia, em São Paulo. Ali estiveram Leite Paterno, infelizmente não cheguei em tempo de vê-los; Dead Fish, que visitou o repertório de "Zero e um" (2004), o quarto álbum de estúdio da consistente carreira – aliás, sempre achei o Rodrigo Lima um dos grandes letristas e homens de frente da geração hardcore noventista; e Ratos de Porão, cujas composições do essencial "Crucificados pelo sistema" (1984) foram executadas na íntegra. Isso feito pela formação que gravou o disco: João Gordo no vocal, Mingau (baixista do Ultraje a Rigor desde 1999) na guitarra, Jabá no baixo e Jão (mais conhecido como guitarrista do RDP) na bateria. Feliz da vida e ciente de sua importância histórica, o quarteto ainda interpretou faixas dos álbuns "Sub" (1983) e "Cólera & Ratos de Porão ao vivo no Lira Paulistana" (1985). Não diria que eu tenha pogado em frente ao palco, muito menos me lançado num stage dive, mas dei a minha agitada contida, extremamente celebrativa, com um filminho de lembranças malucas passando na cabeça. Foto surrupiada do Pedro Nicolas, o Pedrão, que é outro clássico do rock.

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'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu