Pular para o conteúdo principal

Sobre cinema


"O impacto de 'Sem Destino' em seus criadores e na indústria como um todo foi nada menos do que sísmico. [Dennis] Hopper foi catapultado para o panteão das celebridades da contracultura, que incluía John Lennon, Abbie Hoffman e Timothy Leary. Vivia cercado de groupies e acólitos. Ele pode ter começado sozinho a descer pela escorregadia ladeira da megalomania e da grandiloquência, mas também teve um bocado de ajuda. A revista 'Life' chamou-o de "o diretor mais quente de Hollywood". Foi creditado por ter criado, sozinho, "o estilo de uma Nova Hollywood onde produtores usam colares de contas no lugar de alfinetes de gravata de diamante e queimam fumo em vez de mastigar Coronas". Juntamente com [Terry] Southern e [Peter] Fonda, Hopper foi indicado para o Oscar da Melhor Roteiro. O próprio Hopper credita a 'Sem Destino' o fato de ter colocado a cocaína no mapa dos hippies. "Eu sou o responsável pelo problema da cocaína nos Estados Unidos", ele diz. "Não havia cocaína nas ruas antes de 'Sem Destino'. Depois de 'Sem Destino', estava em toda parte.""

(Trecho de "Como a geração sexo-drogas-e-rock'n'roll salvou Hollywood, Easy Riders, Raging Bulls", livro incrível escrito por Peter Biskind, 1998; a edição nacional, da Intrínseca, é de 2009)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu