Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2011

Rock brasileiro, que barulho é esse?

Paulo Ricardo e Renato Russo no debate promovido pela revista 'Bizz' O que Renato Russo (Legião Urbana), Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso), Fê Lemos (Capital Inicial), Gutje (Plebe Rude), Paulo Ricardo (RPM), Charles Gavin (Titãs), Carlos Maltz (Engenheiros do Hawaii), João Gordo (Ratos de Porão), Skowa, Nasi (Ira!), Sandra Coutinho (Mercenárias), Thomas Pappon (Fellini) e Alex Antunes (Akira S & As Garotas que Erraram) pensavam acerca do rock brasileiro, da mídia, do mercado do disco, da independência fonográfica, entre outros temas, em meados dos anos 80? Um debate histórico promovido pela revista Bizz , publicado em oito páginas da edição de fevereiro de 1988, deu (dá) algumas pistas. No blog Sete Doses de Cachaça , o Paulo Marchetti republicou o extenso material durante seis dias seguidos e o Marcelo Costa reuniu tudo num post só, com os links diretos, no Calmantes com Champagne 2.0 . Sugiro a leitura.

"Araguari, o que foi que aconteceu?"

Sou um daqueles que falam no curta-metragem "Araguari, o que foi que aconteceu?", sobre as gravações e a turnê do EP que inaugura o trabalho solo de Jair Naves. Que artista é o Jair.

"Não estou competindo com ninguém"

Nick Cave e PJ Harvey: romance e baladas assassinas nos anos 1990 Assistindo à cerimônia de premiação do VMA 2011 (Video Music Awards), realizada neste domingo, 28, no teatro Nokia, em Los Angeles, EUA, lembrei de uma passagem envolvendo Nick Cave e a MTV norte-americana. Corria o ano de 1996 e o cantor e compositor australiano acabara de lançar o álbum Murder Ballads , disco foda inspirado por crimes de paixão. O álbum trazia participações especiais da Madonna australiana Kylie Minogue, em "Where the Wild Roses Grow,"; PJ Havey, à época namorada de Cave, na belíssima "Henry Lee"; Shane MacGowan, ex-The Pogues, Anita Lane, entre outros bambas, em versão de "Death Is Not the End", canção de Bob Dylan. Publicações com The New York Times, NME e Melody Maker saudaram o registro como um dos melhores do ano e Cave, sempre dado às sombras da indústria cultural, viu seu nome indicado ao prêmio de Melhor Artista Masculino e o clipe de "Where the Wild Ros...

Caco Galhardo

Mais Smiths

desta vez, um documentário de 1992 produzido especialmente para a imprensa. Registro reencontrado pela Rhino, que prepara-se para o lançamento do box The Smiths - Complete . Vi no Matias .

"Felicidade"

Clipe lindo para uma das canções do Marcelo Jeneci. Saudade dos nossos almoços na Famiglia Lucco.

"Bad as me"

é o nome do novo disco do Tom Waits. 25 de outubro é a data prometida para o lançamento. E o próprio nos convida à audição prévia.

Hoje

tem Mickey Junkies no Ao vivo , da TV Trama , às 16h. Já tinha dito isso, né ?

O beatle George por Scorsese

Saiu o trailer de George Harrison: Living In The Material World , produção dirigida por Martin Scorsese. O filme será exibido na HBO norte-americana nos dias 5 e 6 de outubro, ao modo de um especial de TV, e integra a programação do Festival de Cinema de Nova York, que ocorre entre 30 de setembro e 16 de outubro.

Enquanto isso, em 1929

Mickey Junkies na TV Trama

Os Mickey Junkies fazem parte da programação desta semana da TV Trama, amigos. Honrados com o convite, nós o estendemos aos senhores. Estaremos no "Ao vivo" nesta quarta-feira, 24, às 16h. Aguardamos todos na sintonia. Eis a programação .

Enquanto isso, em 1981

Tom Jobim e Edu Lobo gravavam "Vento bravo", uma das canções do disco Edu & Tom/Tom & Edu (1981). Só isso.

Ecos musicais

A banda Preto Soul apresenta-se neste sábado, 20, às 17h, no SESC Osasco ( Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300 - Jardim das Flores - Osasco - SP ), dentro do Ecos Musicais, projeto do qual eu e o chapa Clemente Nascimento somos os curadores. A entrada é franca. Apareçam. E, grupos e artistas solo da região, continuem a mandar suas produções ao endereço da unidade.

E ainda no final de semana

Meu amigo Thelio apresenta o repertório do álbum Coisas bobas questões práticas no CEU do Jaguaré (sabado, 20) e no Tendal da Lapa (domingo, 21). Ambos também com entrada franca.

Cinema, drogas e alucinações

Viagens alucinógenas sob a ótica da sétima arte. 50 delas. Muito louco, bicho. Vi no Matias .

Músico que corteja as sombras

O Jotabê Medeiros falou com o Tricky dia desses. A entrevista foi publicada nesta quarta-feira no Caderno 2 , de O Estado de S.Paulo. Grande Tricky. Ao ler o escrito do Jotaço, lembrei de ter encontrado o artista inglês certa feita em um clube de Miami, durante uma das edições da Winter Music Conference. Ele discotecaria na noite seguinte em uma festa secreta. Evento, digamos, inusitado. Por não saber o endereço ao certo, me deu o próprio número de telefone. Durante o dia, liguei e meu nome foi gentilmente colocado na lista de convidados. Tomei o táxi, alucinando estar num episódio de Miami Vice . Cheguei ao local. Disse ter sido convidado pelo Tricky. A hostess sorriu. Atravessei a porta e, bom, deixa pra lá.

Produzido por Rancid, Jimmy Cliff grava The Clash

Jimmy Cliff está trabalhando em um EP que tem a produção de Tim Armstrong, do Rancid. A previsão de lançamento é novembro e um álbum completo deve surgir no início de 2012. "A produção começou assim que fomos apresentados um ao outro. Sempre fui muito próximo do The Clash e trabalhei em um disco com Joe Strummer antes de sua morte. Tim também conhecia os integrantes", diz Cliff. A versão de “Guns of Brixton”, da notável banda inglesa, é o primeiro registro da nova parceria. Gostei muito. Ei-la.
"hahahahaha! a galera acha que eu faço as coisas pra aparecer...tsk tsk... se eu quisesse aparecer usava mini-saia, colava lã cor-de-rosa com super bonder na cabeça e criava uma ode às moças de raba avantajada. daí sim poderiam me acusar de tal coisa!" (Edu K)

Zona Literária

Laerte

Os 25 anos de "Pânico em SP"

Capas dos álbuns dos Inocentes presentes no box-set da Warner Tem texto meu, sucinto, mas de coração, na edição comemorativa de 25 anos de Pânico em SP , EP lançado pelos Inocentes em meados dos anos 1980, que a Warner Music acaba de fazer chegar às lojas. Além dos petardos originais, o álbum conta também com novas faixas registradas neste ano da graça de 2011 (“As verdades doem”, “Violência e paixão”, “Velocidade indefinida”, “Rota de colisão”, “Vermes” e ”A face de Deus”) . A companhia de discos relançou ainda os outros dois trabalhos produzidos pela banda durante a vigência do contrato: Adeus Carne (1987) e Inocentes (1989). Eis o batuque que integra o projeto gráfico da reedição. Quando do lançamento em 1986, “Pânico em SP” gerou controvérsia. Os Inocentes, que praticamente inauguraram o punk à brasileira, eram a primeira banda do gênero no país a assinar com uma multinacional. A imprensa especializada teceu loas. E a ortodoxia da movimentação tupiniquim criticou, mas t...

"Groove on, brother!"

é um dos conselhos dados por George Clinton, de moicano, em meio à apresentação do The Parliaments (pré-Parliament/Funkadelic) - cantam "Into my own thing", "What is soul", "Testify" - em um programa de TV norte-americano. 1969, baby.

Enquanto isso, em 1982

O casal Jean-Michel Basquiat e Madonna fazia nada e tirava fotos durante as tardes de anonimato. Downtown. Nova York

A vida online

ao vivo.

Dança, Sidney

Adoro, eu e as torcidas do Corinthians e do Flamengo, o filme To sir, with love (Ao mestre com carinho) . Sobretudo a dancinha do Sidney Poitier ao som dos Mindbenders. Demasiado cool.

I love Paris

Frederico, filho da minha amiga de longa data Daniela Carvalho Boye, representa os Mickey Junkies na Disney parisiense. Adorei, seus lindos.

Ensinar é uma das maneiras mais loucas de aprender

Com a palavra, D'Umbra: caros, em breve inicio minha oficina de interpretação no Club Noir > estou muito animada com a ideia porque ensinar é uma das maneiras mais loucas de aprender > e partilhar saber, duvidar do seu saber e descobrir que você sabe algo que nem imaginava, tudo isso é enlouquecedoramente bom > e faremos isso lá, enlouqueceremos com tranquilidade e estudo > corpo, voz, mente, e tudo ao mesmo tempo, porque em verdade, quando estamos em cena, nada (nada mesmo) fica do lado de fora > as inscrições são feitas comigo mesmo através dos contatos que estão no flyer > a foto e o flyer são de Edson Kumasaka > a cena é da peça Felizes Para Sempre, de Mário Bortolotto.

"The Smiths Demos"

dá nome ao material localizado em 2010, remasterizado e editado agora em vinil ou para download gratuito . Coisa mais linda, viu?

Enquanto isso, em 1968

Ecos musicais

A banda Myga, liderada por André Myga, apresenta-se neste sábado, 6, às 17h, no SESC Osasco ( Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300 - Jardim das Flores - Osasco - SP ), dentro do Ecos Musicais, projeto do qual eu e o chapa Clemente Nascimento somos os curadores. A entrada é franca. Apareçam. E, grupos e artistas solo da região, continuem a mandar suas produções ao endereço da unidade.

Medusa analisa o bigode indie

No blog Mondo Medusa , o meu amigo Claudio Medusa, impiedoso como sempre, analisa a tendência do bigode que vigora entre descolados e indie rockers.

Os dois

em dois momentos. O primeiro em 1993 e o segundo em 2011. Ambos nos bastidores do festival australiano Big Day Out. Algo ao estilo criador e criatura.

Nirvana inna reggae mood

O grande Little Roy visita a obra da Kurt Cobain à moda jamaicana em Battle for Seattle , disco que será lançado oficialmente no dia 5 de setembro. Nossa, adorei isso.
"SOUND SYSTEM não é "estilo", nem sinônimo de crew, é uma aparelhagem digna de reproduzir JAH JAH MUSIC em alto e bom som, com as frequências graves balançando os fracos de espírito." (Yellow P)

Canta para gente, Leonard

Enquanto isso, em 1964

Françoise Hardy era destaque da revista Manchete . "Bonitinha, mas sofisticada", dizia a chamada de capa.