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Depois da guerrilha, Zimbabwe, Kaskatas, Black Mad e Furacão 2000 ou Viva Za(p)pata!



Ela diz: "Para você ver como somos diferentes, eu não faço ideia de quem é esse tal de Emiliano Zapata. Mas eu gosto do ZAPP!"

"Perfeito! Numa noite como esta, não faz sentido perder tempo discutindo política e história. Chegou a Abertura. Vamos celebrar! Pelo menos por hoje, fecho contigo nas fileiras da Frente ZAPPista de Libertação Espiritual. Vamos DANÇAR, menina!" Disse o anistiado.

Não acho que ela tenha entendido o humor pedante do amigo. Mas, naquela madrugada, eles fizeram da pista campo de batalha. A massa revoltosa, armada com passos de dança, entoando a Marselhesa ao Som e do ritmo Soul, derrubou mais de um déspota do poder. Seu lider? Um Libertário conhecido por Disc Jóquei que seguia a frente levantando a bandeira circular do vinil. Verdadeiro super homem do proletariado, ele teve a alma forjada nas oficinas siderúrgicas dos bailes black e corpo moldado nas pick ups e alto falantes.

Foi ai que ele percebeu que, todas as noites, muros eram levados ao chão. Pelo menos nos bailes...

(Cesar Alves)

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Escovinha ou função, um breve estudo sociológico

'Back in black' (1986), do Whodini; “I’m a ho!” é a quarta faixa do álbum Dia desses, no Facebook, o amigo Neco Gurgel postou uma música do Whodini, a clássica “I’m a ho!”. Nos bailes black de periferia, o refrão da faixa era conhecido e sobretudo cantado como “Desamarrou (e não amarrou)”. Paródias do tipo eram bastante comuns naqueles tempos, final dos anos 1970, começo dos 1980. Na tradução marota da rapaziada, o funk "Oops upside your head", da Gap Band, por exemplo, ficou informalmente eternizada como "Seu cu só sai de ré". Já “DJ innovator”, de Chubb Rock, era “Lagartixa na parede”- inclusive gravada, quase que simultaneamente, por NDee Naldinho, em 1988, como “Melô da lagartixa”. A música do Whodini, lançada em 1986, remete a um fenômeno que tomou as ruas do centro de São Paulo, e periferias vizinhas, antes da cultura hip hop se estabelecer de fato: o escovinha, também chamado de função. Em “Senhor tempo bom”, de 1996, os mestres Thaíde & DJ Hu